- Área: 69 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marià Castelló
Descrição enviada pela equipe de projeto. Can Xomeu Rita é uma pequena habitação que se apropria do nome da fazenda tradicional do interior da ilha de Formentera, onde está implantada. Sua localização no território responde a uma clareira da vegetação próxima ao campo de trigo e aveias existentes no terreno, onde o alinhamento com os traços dos muros de pedra seca existentes coincide com a boa orientação para o sul, assim como com uma área adequada para recuperar a água da chuva em uma cisterna.
A simplicidade do programa é refletida na planta mediante três franjas que vão desde a parte mais pública - orientada ao sul com o acesso e as melhores vistas- até a área noturna na parte norte, na qual os dormitórios se abrem para o eixo leste-oeste. Na franja central fica um espaço diáfano de relação, cozinha e sala de jantar.
O desenho bioclimático da residência é fundamentado no feito de aproveitar a ventilação cruzada no interior para garantir um ambiente fresco durante os meses de verão, graças à análise dos ventos dominantes. Do mesmo modo, a profundidade da varanda foi dimensionada para permitir os aportes da radiação solar no interior durante o inverno e, em troca, gerar sombra e frescor durante o verão.
O baixo orçamento com que contava a intervenção também se manifesta na tectônica do edifício, que mostra como ela foi realizada. Termoargila, madeira de pinus, calcário e cal permanecem aparentes, como acabamentos que conformam soluções construtivas transpiráveis que brindam calidez, conforto e saúde ao lar.